<i>"The Name of Our Country is América" - Simon Bolivar</i> The Narco News Bulletin<br><small>Reporting on the War on Drugs and Democracy from Latin America
 English | Español | Português | Italiano | Français | Deutsch | Nederlands August 16, 2018 | Issue #28


Making Cable News
Obsolete Since 2010


Troca Cores: blackwhiteabout colors

Imprima

Busca no Narco News

Narco News Issue #27
Complete Archives

Narco News is supported by The Fund for Authentic Journalism


Follow Narco_News on Twitter

Sign up for free email alerts list: English

Lista de alertas gratis:
Español


Contact:

Publisher:
Al Giordano


Opening Statement, April 18, 2000
¡Bienvenidos en Español!
Bem Vindos em Português!

Editorial Policy and Disclosures

Narco News is supported by:
The Fund for Authentic Journalism

Site Design: Dan Feder

All contents, unless otherwise noted, © 2000-2011 Al Giordano

The trademarks "Narco News," "The Narco News Bulletin," "School of Authentic Journalism," "Narco News TV" and NNTV © 2000-2011 Al Giordano

XML RSS 1.0

Uma comunicação com atitude

Comunicadores de várias realidades discutem como exercer um jornalismo autêntico


Por Helena Klang
Bolsista da Escola de Journalismo Autêntico do Narco News

12 de fevereiro 2003

Gente de todas as idades e de culturas distintas, mas com o mesmo pensamento: exercer um jornalismo autêntico capaz de mobilizar e transformar a realidade. Este é o objetivo do encontro que acontece em Mérida, México, dos dias 10 a 20 de fevereiro. O foco é a questão do narcotráfico na América Latina e pretende pensar e questionar as políticas adotadas pelos Estados locais, a partir das determinações do governo norte-americano.

Entre os jornalistas-ativistas presentes que buscam de alguma forma utilizar um tipo de comunicação com atitude se encontram os do jornal Por Esto! distribuído na região de Quintana Roo, Yucatán. Ele tem 60 mil exemplares e 120 páginas e suas matérias são pautadas de uma forma completamente diferente da tradicional: seus redatores contam com a participação da comunidade local que discute e julga o mais importante a ser publicado. Por esse motivo Maria Botey Pascual, redatora do jornal acredita que “Por esto! e uma especie de oficina de direitos humanos”. (Maria participou da primeira sessão de conferências da Escola de Jornalismo Autêntico do Narconews, leia matéria escrita por Vivian Mannheimer neste site.)

Desde 1994 o jornal vem fazendo uma série de reportagens sobre o tráfico de drogas e o envolvimento dos narcotraficantes nas diferentes esferas de governo do país. Por Esto! revelou, por exemplo, que os políticos mexicanos recebiam por ano aproximadamente 3,5 milhões de dólares da rede de tráfico. Por conta disso, 20 pessoas que os narcotraficantes consideraram fontes do jornal foram assassinadas e o diretor de redação, Mario Renato Menéndez Rodriguez, sofreu uma tentativa de seqüestro.


Blanca Eukhout, diretora de Catia Tve.
Photo D.R. Jeremy Bigwood, 2003

A diretora da Catia Tve, a venezuelana Blanca Eukhout possui uma experiência semelhante. A TV comunitária da qual participa mobiliza toda a população da região de Cátia, em Caracas. ”Começamos com um pequeno cine-clube itinerante de filmes latino-americanos até que nos foi doada uma câmera filmadora e iniciamos outra experiência, a de filmar nossa gente que passou a se enxergar na tela da TV”. A Catia Tve se transformou num forte veiculo de resistência popular e exerce hoje papel fundamental diante do terrorismo midiático contra Hugo Chávez. Atualmente a emissora atinge aproximadamente 50 mil pessoas e pretende aumentar sua capacidade para 2,5 milhões até o mês de abril.

Não é só na América latina que existe jornalismo autêntico. Anthony Lappe agrega ao encontro promovido pelo narconews.com atitude na área áudio visual e jornalismo on line. Ele e seu sócio Stephen Marshal comandam o guerrilhanews.com. O site tem como objetivo trazer à tona assuntos globais utilizando o que o Lappe denomina de jornalismo de guerrilha (veja entrevista neste site realizada por Adriana Veloso). No GNN estão disponíveis os vídeos documentários produzidos. Eles combinam imagens de grande impacto com boa música eletrônica e entrevistas sobre assuntos que não são explorados pela grande mídia. O mais recente, Cia Crack, expõe a relação entre a agência central de inteligencia americana e o tráfico de drogas na região da Nicaragua. Vencedor do Festival de filmes on line de Sundance, Cia Crack foi baseado nas denúncias reveladas por Gary Webb durante uma série de reportagens que o jornalista investigativo, também presente no evento, fez para o jornal San Jose Mercury, da Califórnia. O vídeo também foi veiculado pela MTV americana.

Full Disclosure: The author wishes to acknowledge the material assistance, encouragement, and guidance, of The Narco News Bulletin, The Narco News School of Authentic Journalism, publisher Al Giordano and the rest of the faculty, and of the Tides Foundation. Narco News is a co-sponsor and funder of the international drug legalization summit, “OUT FROM THE SHADOWS: Ending Prohibition in the 21st Century,” in Mérida, Yucatán, and is wholly responsible for the School of Authentic Journalism whose philosophy and methodology were employed in the creation of this report. The writing, the opinions expressed, and the conclusions reached, if any, are solely those of the author.

Apertura total: El autor desea reconocer la asistencia material, el ánimo y la guía de The Narco News Bulletin, La Escuela de Narco News de Periodismo Auténtico, su Director General Al Giordano y el resto del profesorado, y de la Fundación Tides. Narco News es copatrocinador y financiador del encuentro internacional sobre legalización de las drogas “Saliendo de las sombras: terminando con la prohibición a las drogas en el siglo XXI” en Mérida, Yucatán, y es completamente responsable por la Escuela de Periodismo Auténtico, cuya filosofía y metodología fueron empleadas en la elaboración de esta nota. La escritura, las opiniones expresadas y las conclusiones alcanzadas, si las hay, son de exclusiva responsabilidad del autor

Abertura Total: O autor deseja reconhecer o material de apoio, o propósito e o guia do Boletim Narco News. a Escola de Jornalismo Autêntico, o editor Al Giordano, o restante de professores e a Fundaçáo Tides. Narco News é co-patrocinador e financiador do encontro sobre a legalizaçao das drogas Saindo das Sombras: terminando com a proibiçao das drogas no século XXI em Mérida, Yucatan, e é completamente responsável pela Escola de Jornalismo Autêntico, cuja filosofia e metodologia foram implantadas na elaboraçao desta reportagem. O texto, as opinioes expressadas e as conclusoes alcançadas, se houver, sao de responsabilidade do autor.

Share |
Discussion of this article from The Narcosphere


For more Narco News, click here.

The Narco News Bulletin: Reporting on the Drug War and Democracy from Latin America