A mensagem que os zapatistas: Oaxaca, não estão sozinhos!
Fechando de maneira total as ruas, caminhos,e qualquer meio de comunicação este primeiro de novembro; Paralização nacional no dia 20 de novembro de 2006
Por do Comissão Sexta do EZLN
O Outro México
30 de outubro 2006
COMUNICADO DO
COMITÊ CLANDESTINO REVOLUCIONÁRIO INDÍGENA – COMANDÂNCIA GERAL
DO
EXÉRCITO ZAPATISTA DE LIBERAÇÃO NACIONAL.
MÉXICO.
30 DE OUTUBRO DE 2006.
AO POVO DO MÉXICO:
AOS POVOS DO MUNDO:
À TODA A OUTRA NO MÉXICO E AO NORTE DO RIO BRAVO:
À TODA A SEXTA INTERNACIONAL:
COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS:
IRMÃS E IRMÃOS:
COMO É DE CONHECIMENTO PÚBLICO, O DIA DE ONTEM, 29 DE OUTUBRO DE 2006, AS FORÇAS FEDERAIS DO GOVERNO DE VICENTE FOX ATACARAM O POVO DE OAXACA E A SUA MAIS DIGNA REPRESENTANTE, A ASSEMBLÉIA POPULAR DOS POVOS DE OAXACA, APPO.
ATÉ O DIA DE HOJE, OS FEDERAIS ASSASSINARAM A PELO MENOS TRÊS PESSOAS, ENTRE ELAS UM MENOR DE IDADE; DEIXARAM DEZENAS DE PESSOAS FERIDAS, ENTRE ELAS VÁRIAS MULHERES OAXAQUENHAS; E FIZERAM DEZENAS DE DETIDOS, QUE FORAM ENCAMINHADOS ILEGALMENTE A PRISÕES MILITARES. A TUDO ISSO SE SOMAM OS MORTOS, DETIDOS E DESAPARECIDOS DESDE O INÍCIO DA MOBILIZAÇÃO QUE DEMANDA A SAÍDA DE ULISES RUIZ DO GOVERNO DE OAXACA.
O ATAQUE FEDERAL NÃO TEM NENHUM OBJETIVO QUE NÃO AQUELE DE MANTER A ULISES RUIZ NO PODER E DESTRUIR A ORGANIZAÇÃO POPULAR FEITA PELOS DE BAIXO DE OAXACA.
O POVO DE OAXACA RESISTE. NENHUMA PESSOA HONESTA PODE PERMANECER EM SILÊNCIO E IMÓVEL ENQUANTO TODO UM POVO, MAJORITARIAMENTE INDÍGENA, É ASSASSINADO, GOLPEADO E ENCARCERADO.
NÓS, AS ZAPATISTAS, OS ZAPATISTAS, NÃO NOS CALAREMOS E NOS MOBILIZAREMOS EM APOIO AO POVO IRMÃO E COMPANHEIRO DE OAXACA.
A COMISSÃO SEXTA DO EZLN CONSULTOU À DIREÇÃO ZAPATISTA E DECIDIU O SEGUINTE:
PRIMEIRO.- DURANTE TODO O DIA PRIMEIRO DE NOVEMBRO DE 2006, SERÃO FECHADAS AS RODOVIAS E CAMINHOS QUE ATRAVESSAM OS TERRITÓRIOS ONDE O EZLN MANTÉM PRESENÇA NA REGIÃO SUDESTE DO ESTADO DE CHIAPAS.
EM CONSEQÜÊNCIA, PEDIMOS A TOD@S QUE SE EVITEM TRANSITAR PELAS ESTRADAS DE CHIAPAS NESSE DIA E TOMEM AS PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA TAL.
SEGUNDO.- ATRAVÉS DE SUA COMISSÃO SEXTA, O EZLN INICIOU CONTATOS E CONSULTAS COM OUTRAS ORGANIZAÇÕES POLÍTICAS E SOCIAIS, BEM COMO COM GRUPOS, COLETIVOS E PESSOAS DA OUTRA CAMPANHA, PARA INICIAR ATIVIDADES DE SOLIDARIEDADE COM OAXACA E CONVOCAR DE FORMA CONJUNTA A TODO MÉXICO DE ABAIXO A REALIZAR UMA PARALIZAÇÃO NACIONAL NO DIA 20 DE NOVEMBRO DE 2006.
TERCEIRO.- O EZLN FAZ UM CHAMADO À OUTRA CAMPANHA NO MÉXICO E NO NORTE DO RIO BRAVO, PARA QUE ESTE PRIMEIRO DE NOVEMBRO DE 2006 SE MOBILIZE, ONDE SEJA POSSÍVEL, FECHANDO DE MANEIRA TOTAL, PARCIAL OU INTERMITENTE, REAL OU SIMBOLICAMENTE, AS RUAS, CAMINHOS, ESTRADAS, ESTAÇÕES, AEROPORTOS E QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO.
QUARTO.- A MENSAGEM QUE OS ZAPATISTAS, AS ZAPATISTAS MANDAMOS E MANDAREMOS AO POVO DE OAXACA É APENAS UM: NÃO ESTÃO SOZINHOS, NÃO ESTÃO SOZINHAS.
FORA ULISES RUIZ DE OAXACA!
SAÍDA IMEDIATA DAS FORÇAS FEDERAIS DE OCUPAÇÃO EM TERRITÓRIO OAXAQUENHO!
LIBERDADE IMEDIATA E INCONDICIONAL A TOD@S S DETID
S!
CANCELAMENTO DE TODAS AS ORDENS DE APREENSÃO!
CASTIGO AOS ASSASSINOS!
JUSTIÇA!
LIBERDADE!
DEMOCRACIA!
Desde o norte do México.
Pelo Comitê Clandestino Revolucionário Indígena – Comandância Geral do Exército Zapatista de Liberação Nacional.
Pela Comissão Sexta do EZLN.
Subcomandante Insurgente Marcos.
México, Outubro de 2006.
Read this article in English
Lea Ud. el Artículo en Español
Lesen Sie diesen Artikel auf Deutsch
Lisez cet article en français
Legga questo articolo in italiano
For more Narco News, click here.