<i>"The Name of Our Country is América" - Simon Bolivar</i> The Narco News Bulletin<br><small>Reporting on the War on Drugs and Democracy from Latin America
 English | Español | Português | Italiano | Français | Deutsch | Nederlands August 15, 2018 | Issue #30


Making Cable News
Obsolete Since 2010


Troca Cores: blackwhiteabout colors

Imprima

Busca no Narco News

Narco News Issue #29
Complete Archives

Narco News is supported by The Fund for Authentic Journalism


Follow Narco_News on Twitter

Sign up for free email alerts list: English

Lista de alertas gratis:
Español


Contact:

Publisher:
Al Giordano


Opening Statement, April 18, 2000
¡Bienvenidos en Español!
Bem Vindos em Português!

Editorial Policy and Disclosures

Narco News is supported by:
The Fund for Authentic Journalism

Site Design: Dan Feder

All contents, unless otherwise noted, © 2000-2011 Al Giordano

The trademarks "Narco News," "The Narco News Bulletin," "School of Authentic Journalism," "Narco News TV" and NNTV © 2000-2011 Al Giordano

XML RSS 1.0

Sob Medida

Ministério da Justiça e Banco Central lançam estratégias de combate à lavagem de dinheiro no Brasil


Por Karine Muller
Reportando de Brasília

17 de junho 2003

Sob os olhos e ouvidos atentos da imprensa nacional, o ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, anunciaram um conjunto de medidas contra a lavagem de dinheiro no país.

Segundo o ministro, esta problemática representa a face final do crime organizado. “É preciso que se crie uma cultura contra a lavagem de dinheiro no Brasil”, afirmou. “Para que isto aconteça, temos que tornar os nossos esforços mais produtivos e ganharmos eficácia. É um longo trabalho.”

O plano é composto de 12 medidas, sendo que foram divulgadas inicialmente 4 delas a seguir:

1) Retiradas ou depósitos em espécie, além de provisionamento para saque, acima do valor de R$100 mil (cem mil reais), deverão ser comunicadas pelos bancos ao Banco Central;

2) Criação do Cadastro Geral de Correntistas;

3) Departamento de Recuperação de Ativos Ilícitos;

4) Reestruturação do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras).

Henrique Meirelles enfatizou o compromisso ético do Banco Central com a licitude da origem dos recursos que circulam pelos bancos. “As medidas serão aplicadas apenas em cerca de mil operações bancárias por dia, num universo de 120 milhões de contas, e nas transações somente em espécie, para não prejudicar o cidadão comum” , ressaltou.

As medidas já foram publicadas no Diário Oficial, e segundo a secretária de Justiça, Cláudia Chagas, devem entrar em vigor no prazo de 15 dias. Inicialmente, vão ser implementadas por meio de carta-circular do Banco Central aos bancos e instituições financeiras. Todos os casos suspeitos de lavagem de dinheiro que passaram pelo Ministério da Justiça vão ser apurados. E os grandes casos deverão ser focados. O restante das 12 medidas, ainda não têm data marcada para serem anunciadas.

O Ministro Márcio Thomaz Bastos, afirmou ainda que mesmo com os últimos casos de lavagem denunciados e toda a violência, o Rio de Janeiro não terá prioridade na aplicacão do plano. E comentou estar surpreso com o interesse da imprensa neste assunto, que teve até discussão de repórteres na hora das perguntas.

Apesar do anúncio das medidas ficar restrito a detalhes técnicos, se tudo que foi planejado ser cumprido parece que, finalmente, estamos caminhando em direcão ao “peixe-grande”.

Mais:

“>“Lula: A Guerra das Drogas é uma Guerra de Classes”

Ministro da Justiça

Ofereça seus comentários

Share |

Read this article in English

Discussion of this article from The Narcosphere


For more Narco News, click here.

The Narco News Bulletin: Reporting on the Drug War and Democracy from Latin America